Prato Cheio de Pauini realiza curso de panificação para frequentadores do restaurante
Curso é uma oportunidade de empreender ou ser inserido no mercado de trabalho
O restaurante popular do programa Prato Cheio de Pauini realizou, na quarta-feira (24/09), um curso de pães caseiros e integrais voltado para os frequentadores da unidade. A capacitação reuniu 20 participantes, entre homens e mulheres, que aprenderam técnicas simples e acessíveis de panificação.
A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Combate à Fome (Seas) em parceria com a Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (AADESAM) e com a Prefeitura de Pauini, contou com a experiência de um padeiro profissional do município, responsável por ministrar a aula. O objetivo é estimular o empreendedorismo e preparar os usuários para novas oportunidades no mercado de trabalho.
Com duração total de quatro horas, o curso foi encerrado com a entrega de certificados a todos os participantes.
De acordo com a Secretaria Executiva Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (Seasan), que administra o programa, a ação amplia o conhecimento dos frequentadores dos restaurantes populares, incentiva o empreendedorismo, gera renda e possibilita a inserção no mercado de trabalho, auxiliando a população a superar a condição de vulnerabilidade.
“O Prato Cheio vai muito além de oferecer refeições e garantir a segurança alimentar. Nosso trabalho é também ajudar no desenvolvimento das pessoas que utilizam o programa. Quando criamos oportunidades de negócio, elas podem gerar renda, desenvolver habilidades e conquistar a independência financeira”, destacou a secretária executiva adjunta da Seasan.
O presidente da AADESAM, Breno Penha, reforçou a importância da ação:
“O Prato Cheio é um programa que alia segurança alimentar, cidadania e geração de oportunidades. A cada curso realizado, vemos que muitas pessoas encontram novas perspectivas de vida. Essa é a missão da AADESAM, trabalhar em parceria com o Governo do Estado para transformar realidades e levar dignidade à população amazonense”, afirmou.
Sobre o programa
O Prato Cheio, realizado pelo Governo do Amazonas por meio da Seas e da AADESAM, é dividido em dois serviços distintos:
Restaurantes populares: funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, oferecendo refeições a preço acessível;
Cozinhas populares: distribuem sopa gratuita, com direito a 1 litro por pessoa atendida, de segunda a sábado, também das 8h às 13h.
Os cardápios, elaborados por nutricionistas, variam diariamente para garantir diversidade e qualidade alimentar.
Além da oferta de refeições, algumas unidades do programa dispõem de um cantinho da leitura, com livros disponíveis ao público. Também são promovidas palestras educativas sobre saúde e qualidade de vida e cursos de qualificação e empreendedorismo, fortalecendo a missão do programa de transformar vidas por meio da inclusão social.
Fotos: Divulgação/Seas