EnvelheSer 60+ reforça conscientização sobre etarismo na Semana Estadual da Pessoa Idosa
Ações promovem respeito e integração entre gerações
A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) iniciou, nesta quarta-feira (24/09), a Semana Estadual da Pessoa Idosa no Amazonas, com ações voltadas para a conscientização sobre o etarismo — preconceito e discriminação contra pessoas mais velhas.
Instituída pela Lei nº 2.877, de 30 de março de 2004, a Semana tem como objetivo valorizar os direitos e a contribuição das pessoas idosas para a sociedade. Neste contexto, a Sejusc, por meio da Secretaria Executiva dos Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi) e do programa EnvelheSer 60+, que conta com o apoio da AADESAM, desenvolve atividades que promovem cuidados, lazer e independência para pessoas a partir dos 45 anos.
O tema deste ano, “Diga NÃO ao idadismo: respeito em todas as fases da vida”, será trabalhado por meio de caminhadas, abordagens educativas em escolas, apresentações culturais e distribuição de material informativo, aproximando diferentes gerações e incentivando a valorização dos idosos.
O presidente da AADESAM, Breno Penha, destacou: “A AADESAM parabeniza a iniciativa da Sejusc e se orgulha de apoiar o programa EnvelheSer 60+. Valorizar os idosos é reconhecer sua experiência e contribuição para a sociedade. Apoiar ações como esta é fundamental para promover inclusão e garantir um envelhecimento digno e ativo.”
Programação da Semana Estadual da Pessoa Idosa:
- Quarta-feira (24/09): Abertura na Faixa Liberada, Ponta Negra, das 17h às 19h30;
- Quinta-feira (25/09): Abordagem educativa na Escola Estadual Adalberto Valle, das 8h às 10h;
- Sexta-feira (26/09): Abordagem educativa na Escola Estadual Antônio Lucena Bittencourt, das 13h30 às 15h30;
- Terça-feira (30/09): Encerramento no Ginásio Poliesportivo de Novo Airão, das 8h às 13h, com serviços de saúde, orientação jurídica e gincana violeta.
A Semana Estadual da Pessoa Idosa reforça a importância de um envelhecimento digno, ativo e respeitoso, promovendo integração, cidadania e bem-estar entre todas as idades.