Projeto Delas fortalece ações de proteção às mulheres no Carnaval 2025
A Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (AADESAM), em parceria com a Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (SEJUSC), está intensificando as ações de proteção e enfrentamento à violência contra as mulheres durante o Carnaval 2025 por meio do Projeto Delas.
Objetivo do Projeto Delas
O Projeto Delas tem como objetivo apoiar e executar estratégias de prevenção, assistência, enfrentamento e combate à violência contra as mulheres, garantindo o acesso a direitos e incentivando a autonomia financeira das mulheres no Amazonas. A iniciativa está alinhada com os princípios da Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, do Plano Nacional e Estadual de Políticas para as Mulheres e dos eixos do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.
Ações durante o Carnaval 2025
Uma das principais ações do projeto neste período festivo é a capacitação de donos de bares e restaurantes para a implementação do protocolo ‘Não é Não’ em Manaus. O protocolo estabelece medidas de prevenção e resposta a situações de assédio e violência contra as mulheres em estabelecimentos comerciais, garantindo que vítimas possam ser acolhidas e encaminhadas para a rede de apoio adequada.
O presidente da AADESAM, Breno Penha, destacou a importância da iniciativa: “O Projeto Delas tem um papel fundamental na proteção das mulheres, especialmente durante o Carnaval, quando os índices de assédio e violência aumentam. A capacitação dos estabelecimentos comerciais para a implementação do protocolo ‘Não é Não’ é um passo essencial para tornar Manaus um ambiente mais seguro para todas”.
Fotos: Lincoln Ferreira / Sejusc